Jornadas Europeias do Património – Partilhar Memórias
28 | 29 | 30 de setembro, Lousã
publicado a 21 de setembro de 2018

A Câmara Municipal da Lousã associa-se às Comemorações das Jornadas Europeias do Património (JEP) 2018, este ano dedicadas ao tema Partilhar Memórias.

O programa procura enriquecer a experiência cívica da partilha de memórias, quer no espaço da Vila, quer na Escola, quer no Museu.

O programa tem início na 6ª feira, dia 28, com a exposição, nas escolas com 2º e 3º ciclos, de algumas peças de arte, para conhecimento, estudo e sensibilização para o património edificado na Lousã, um projeto sob o tema “Isto é Arte – Museu Partilhado” desenvolvido no âmbito do projeto municipal MUSA(MUSeuAqui), que também será apresentado durante as jornadas.

No sábado, pelas 10h30, a partilha de memórias será no mercado municipal. Esta escola… o que me conta? será a pergunta que irá ser feita aos lousanenses, numa ação de rua de recolha de memórias da escola primária Conde Ferreira, ação enquadrada numa residência artística, realizada no âmbito do Projeto “5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentido” sobre vivências de escola.

Pelas 14h30, as Memórias serão Habitadas. Trata-se de uma atividade organizada em parceria com o Instituto Pedro Nunes e a Universidade de Coimbra. Os participantes serão desafiados a fazer um passeio orientado pelo centro histórico da Vila da Lousã, com o objetivo de partilhar experiências profissionais, memórias e vivências. Pretende-se que esta atividade cultural constitua um primeiro passo para o conhecimento e reconhecimento das caraterísticas e valores do património urbano corrente, através de diferentes olhares e sensibilidades: a tecnologia, a arquitectura, a fotografia, o desenho, a escrita, o diálogo e as memórias. Esta atividade será acompanhada por professores e alunos do Mestrado de Reabilitação de Edifícios da Universidade de Coimbra.

As jornadas encerrarão no domingo, no Museu Álvaro Viana de Lemos, com a ação Museu, História(s), Música e Memórias, que terá início às 16.30h, onde será apresentado o projeto municipal MUSA, seguido de um concerto de música pelos alunos da Escola de Música da Associação Filarmónica Serpinense, em celebração do Dia Mundial da Música, comemorado a 1 de outubro.