A Câmara Municipal da Lousã em parceria com o Agrupamento de Escolas da Lousã, promoveu, hoje, as Jornadas pedagógicas destinadas a Assistentes Operacionais, tendo a ação contado com 60 pessoas que debateram os desafios da Escola atual e valorização desta função profissional no contexto escolar.
A sessão de abertura contou com a presença de Luís Antunes, Presidente do Município, seguindo-se, durante a manhã, uma mesa redonda onde se debateram os temas “Os desafios da escola atual”, dinamizada por Henriqueta Oliveira (vereadora da Educação), Pedro Balhau (diretor do AEL), Luísa Sequeira (educadora aposentada e formadora) e José Barata (encarregado operacional aposentado) e o tema dos “Direitos Humanos”, na abordagem do projeto Triple D (Democracia, Direitos e Demografia), orientado por Ana Gorethy Oliveira, técnica da Cáritas Diocesana de Coimbra.
Foram focados a missão e visão do AEL, a importância dos Assistentes Operacionais no quotidiano das escolas e no processo de formação global dos alunos, o trabalho colaborativo, a flexibilidade profissional, o desenvolvimento das competências emocionais e das relações humanas, a concretização do projeto educativo, a comunicação interna e externa, os desafios e o impacto de a escola atual formar os futuros cidadãos ativos num mundo cada vez mais global e em mudança mais acelerada.
Durante a tarde foram dinamizados 6 workshops em simultâneo, em áreas estratégicas de capacitação profissional, de acordo com as necessidades identificadas no projeto educativo e as identificadas pelos trabalhadores. Os temas foram: “Escola inclusiva” dinamizado por Marta Melo (elemento da Equipa Multidisciplinar da Câmara Municipal), “A interação dos AO com as crianças/jovens” orientado por Cláudia Moreira (psicóloga e coordenadora do CRI da ARCIL), ”O papel do AO no Jardim de Infância”, coordenado por Luísa Sequeira (Formadora, Educadora aposentada), “Terapia do Riso”, estimulado por Priscila Pegas (Equipa Multidisciplinar da CML), “Segurança em meio escolar” apresentada pela Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR e “Primeiros socorros em meio escolar” dinamizado por Joana Vidal (Enfermeira do CHUC e Enc. de Educação). Numa avaliação final, concluiu-se ter sido um dia importante dia de trabalho, de valorização e uma experiência gratificante para os Assistentes Operacionais.
Estas jornadas inserem-se no plano de formação interno do AEL e são um segundo momento de reflexão e trabalho conjunto no presente ano letivo, estando previsto a realização de outras iniciativas ao longo do ano que a Câmara Municipal tem apoiado.
Para o Presidente da Câmara, Luís Antunes, “esta ação demonstra a importância do trabalho desenvolvido pelos Assistentes Operacionais, sendo que, com este tipo de ações, a Autarquia e o Agrupamento de Escolas da Lousã estão a valorizar o trabalho destes profissionais e a desenvolver novas competências para que o serviço possa ser prestado ainda com mais qualidade.”