Jovens apresentam propostas à Câmara Municipal através da Assembleia Digital “My Polis”.
Iniciativa contou com mais de 140 alunos.
publicado a 14 de maio de 2021

Realizou-se ontem a Assembleia Digital do projeto MyPolis, onde estiveram presentes cerca de 140 alunos e alunas que partilharam as suas ideias para melhorar o concelho da Lousã.

Estas propostas foram construídas ao longo de um programa de três sessões, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

O Município da Lousã, representado pela Vereadora da Educação Henriqueta Oliveira e pela Técnica de Educação e de Juventude Marta Correia, esteve presente para ouvir as ideias e partilhar feedback útil para que os/as jovens concretizem as iniciativas apresentadas.

As 22 propostas, distribuídas pelos temas Ambiente, Direitos Humanos, Saúde e Mobilidade e Espaço Público, abarcaram questões pertinentes, tais como: a separação do lixo; a integração social de pessoas imigrantes; a igualdade de oportunidades, laborais e desportivas, para homens e mulheres; o sedentarismo e o excesso de peso e a segurança e mobilidade no concelho da Lousã.

Estas propostas podem ser consultadas em www.mypolis.eu, na comunidade da Lousã.

Esta Assembleia foi o desfecho de um programa de sessões do projeto MyPolis que contaram com o trabalho cuidado dos/as docentes da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento do Agrupamento de Escolas da Lousã.

Este projeto visa promover o debate, a escuta ativa, o olhar crítico sobre o território e a criatividade dos alunos e das alunas. Estas competências refletem na identificação de problemas no território e comunidade e na criação de soluções que visem a utilização dos recursos locais. É, ainda, promovido o diálogo entre os jovens cidadãos e cidadãs e as pessoas que tomam decisões a nível local.

A MyPolis nas Escolas é parte do Programa “Academia MyPolis - Pinhal Interior”, do qual também faz parte a SPOT Games, e é financiado pela Portugal Inovação Social, pelo Município da Lousã e pelo Município de Vila Nova de Poiares.