Jovens Deputados encaminham 6.000€ para “Conviver”
Assembleia envolveu alunos do Agrupamento de Escolas da Lousã e da STATUS – Escola Profissional da Lousã
publicado a 3 de junho de 2021
Decorreu, ontem, no Centro Pastoral da Lousã a última Assembleia Municipal Jovem do corrente ano, onde os jovens deputados definiram o destino de 6000 € do Orçamento Municipal.
Na Assembleia anterior, os jovens tinham apresentado quatro propostas. Destas, três foram desenvolvidas e apresentadas aos presentes, mas acabaram por ir a votação apenas duas, dado que houve uma união de ideias de alguns proponentes.
A proposta mais votada, designada por “Conviver” tem por objetivo promover o convívio dos idosos, e foi apresentada pelos Jovens Deputados Tomás Batista, Gonçalo Castelo Branco, Inês Trindade e Mariana Castro. Os 6.000€ deste projeto serão utilizados na aquisição de mobiliário urbano - nomeadamente mesas de jogo e convívio ao ar livre -, na aquisição de tablets para promoção da interação de idosos institucionalizados com os seus familiares e para outras iniciativas de formação dos séniores, bem como num projeto de frases motivacionais e, ainda, num projeto de reutilização de eletrodomésticos para promoção da leitura junto dos mais velhos. A proposta será sistematizada pelos jovens e apresentada por escrito à Câmara Municipal num curto espaço de tempo.
De referir que a proposta apresentada por Adriana Neves, intitulada “Sábados entre Gerações”, obteve mais de um terço dos votos e consistia num programa estruturado de atividades desportivas e culturais, de intercâmbio de experiências entre os seniores e os jovens, tendo sido apresentada de uma forma muito apelativa e bem orçamentada.
Esta Assembleia, presidida por Margarida Matias, envolveu alunos do Agrupamento de Escolas da Lousã e da STATUS – Escola Profissional da Lousã e, para o Vereador da Juventude, Orlando Ferreira “trata-se de um importante exercício de cidadania, apartidário, onde os jovens têm a oportunidade de refletir e debater problemas e soluções da vida da Lousã”.