Verdadeiro tesouro escondido, a Aldeia do Casal Novo tem o seu refúgio nas encostas da Serra da Lousã, deslizando montanha abaixo, quase como procurando o seu caminho até ao Santuário da Nossa Sra da Piedade. A sua genuinidade é um dos motivos pelos quais integra a Rede das Aldeias do Xisto, a que se juntam a singelidade e autenticidade das suas vivências, costumes e tradições.
Com uma rua principal, rasgada por pequenas transversais, a sua dimensão é contrastante com a beleza da arquitetura, que nos apaixona em cada pormenor. De grande harmonia visual, tem nas suas eiras espaços de elevado valor histórico e patrimonial. Outrora usadas como locais de trabalho agrícola comunitário, contam-nos histórias de quando ao trabalho se juntava a alegria da convivência, em que as cantilenas acompanhavam a lavoura e o suor andava de mão dada com um sorriso e um cumprimento amigo.
Protegida pela Rede Natura 2000, com uma vasta riqueza e diversidade de fauna e flora, a Aldeia do Casal Novo é mais do que um miradouro para a Lousã e o seu Castelo, é um portal único para observar vidas de outrora, imortalizadas nas suas pedras de xisto.