Rasgando o silêncio, são as campainhas dos rebanhos que embalam a Aldeia do Chiqueiro, que integra da Rede das Aldeias do Xisto e é protegida pela Rede Natura 2000.
Construída em xisto, resgatado da Serra da Lousã, deve o seu nome à atividade predominante da Aldeia, que cruzou os tempos, a pastorícia. Fonte de riqueza, esta ligação à fauna endógena, com rebanhos de cabras e a presença de veados, corços e javalis, é um recordar constante da ligação do Homem à Natureza, tão bem ilustrada nas vivências e tradições do Chiqueiro.
Com uma vista privilegiada para a vila da Lousã, a Aldeia é de uma simplicidade contagiante, dispondo as suas casas, currais e palheiros por duas ingremes ruas, que se seguram nas encostas da Serra, envolvidas por uma vegetação luxuriante.
Atravessada por vários caminhos pedestres, mantém o aspecto humilde e simpático, traço comum às suas gentes. Visitar o Chiqueiro, implica ficar sempre um pouco mais, tal é a atração que os seus traços e história têm sobre nós. Com o rosto praticamente inalterado, a sua autenticidade marca quem a visita, pedindo sempre um novo encontro. Quem visita o Chiqueiro nunca diz adeus, diz antes, até outro dia.