Lousã adere ao “Programa abem” – Rede Solidária do Medicamento
Esta é mais uma medida para o reforço da coesão social
publicado a 26 de abril de 2018

O Município da Lousã e a Associação Dignitude assinaram, no dia 26 de abril, um protocolo no âmbito do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento. Este Programa resulta de várias parcerias instituídas a nível nacional (Autarquias, IPSS, farmácias e outras instituições da área social) procurando garantir que todos os portugueses têm acesso, nas farmácias, aos medicamentos comparticipados que lhes são prescritos.

A celebração deste protocolo permitirá garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer Lousanense que se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica.

O programa destina-se não só a quem beneficia de prestações sociais, mas também a todos os que se deparem com uma situação inesperada de carência económica decorrente de desemprego involuntário ou de doença incapacitante.

De referir que um em cada cinco portugueses não tem dinheiro para comprar os medicamentos que precisa. A pensar nesta realidade surgiu em 2015 a Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social, que resulta da parceria entre o Setor Social - Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo e o Setor da Saúde - Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

Os interessados em aderir a este programa - sem custos para o utente - deverão dirigir-se ao gabinete de Ação Social da Câmara Municipal, a fim de procederem ao preenchimento do requerimento de adesão que será analisado mediante critérios já definidos.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, “Esta medida vem complementar os apoios sociais já prestados – nomeadamente as Medidas de Apoio Pontual Em Situações de Emergência Social, Apoios em alimentos, Plano Municipal Sénior, Ação Social Escolar, etc - e permitir uma resposta mais estruturada e completa aos munícipes em situação de fragilidade económica.”

O Autarca destacou ainda que a adesão ao programa “se enquadra na estratégia definida de valorização das pessoas e do contributo para a construção de uma comunidade mais justa e socialmente coesa”.