Lousã assinala o 25 de Abril com mais de uma dezena de iniciativas.
Programa com iniciativas variadas.
publicado a 14 de abril de 2021

A Câmara Municipal da Lousã, em articulação com a Assembleia Municipal, preparou um programa diversificado para assinalar o 25 de Abril.

Desde o dia 10 e até dia 28 de abril, decorrerá o concurso criativo “25 de Abril sempre!” organizado em parceria com a Associação Juvenil ARAUZ. Neste concurso – ao qual podem concorrer vários tipos de artes - serão premiadas as três melhores manifestações artísticas e distinguidas as que o júri entender que apresentem valor artístico que o justifique. Os prémios, assegurados pela Autarquia, consistirão em vales de compras no comércio local (150€ para o primeiro classificado, 100€ para o segundo classificado e 75€ para o terceiro classificado). Os trabalhos premiados e/ou selecionados pelo Júri serão expostos na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro.

De 19 de abril a 1 de maio, no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, estará patente a exposição documental “Literatura de Resistência”, estando expostos diversos textos e artigos alusivos a esta temática.

Já de 19 de abril a 9 de maio, no Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, através da “Peça do mês”, que será o Rádio, serão difundidos os sons da noite de 24 e da madrugada de 25 de abril de 1974, numa iniciativa intitulada “E depois do Adeus”.

Entre os dias 22 de abril e 1 de maio, decorrerá a iniciativa “1 livro, 1 cravo”, onde, por cada livro requisitado na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, será oferecido um cravo aos leitores.

No âmbito dos 30 anos da Biblioteca Municipal, entre o dia 22 de abril e o dia 31 de maio, decorrerão diversas atividades incluídas na iniciativa “30 anos de encontros”.
Já no dia 22 de abril, pelas 21h30, será promovido o webinar “Os jovens e o 25 de Abril”, que contará com jovens que representam as associações que integram o Conselho Municipal de Juventude e será moderado por José Luís Santos e Vitor Maia Costa. Esta iniciativa será difundida através da página da Autarquia, na rede social Facebook.

De 23 de abril a 1 de maio, no âmbito do Plano Nacional das Artes, decorrerá no Jardim do Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, a atividade “Canções que se pintam na inclusão – Ao som da música de Abril”.

A Autarquia irá também, entre os dias 24 de abril e 2 de maio, efetuar a reposição dos cartazes elaborados no âmbito dos 45 anos do 25 de Abril, junto a diversos equipamentos municipais.

Nos dias 24 e 25 de abril, no Mercado Municipal e em diversos locais da Vila, o Grupo de Teatro “Barraca Preta” irá promover a atividade “Palavras de Liberdade”, com a leitura de poesia alusiva à liberdade.

No dia 25 de abril, pelas 15h, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, decorrerá a Sessão Comemorativa do 25 de Abril. O acesso a esta sessão é limitado, sendo a mesma transmitida através da página da Autarquia, na rede social Facebook, e contará com intervenções dos Partidos representados na Assembleia Municipal, assim como do Presidente da Câmara Municipal e da Assembleia. A encerrar esta sessão terá lugar um momento musical com a atuação do músico Lousanense Ramiro Simões, que apresentará alguns temas de Abril.

Após esta sessão, na rotunda da Av. São Silvestre, junto à Pousada da Juventude, será efetuada a plantação de uma oliveira, no âmbito da rede dos “Municípios pela Paz”.

De referir que, para além das iniciativas já referidas, a Autarquia irá ainda difundir alguns conteúdos temáticos, como os espetáculos “Sons de Abril” realizados em anos anteriores e algumas fotografias do arquivo municipal.