As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril forma assinaladas na Lousã com atividades diversas que celebram os valores de Abril, nomeadamente desporto, música e uma Sessão Solene Comemorativa.
Durante a manhã, a Av. S. Silveste, uma das principais artérias da Vila, encheu-se de cor e animação com a realização da 23* edição do Street Basket da Liberdade, atividade dinamizada pelo Lousã Basquetebol.
Já durante a tarde, a anteceder a Sessão Solene Comemorativa, a Sociedade Filarmónica Lousanense e a Associação Filarmónica Serpinense atuaram em frente ao Edifício dos Paços do Concelho, com músicas de intervenção e o Hino Nacional.
Seguiu-se a Sessão Solene Comemorativa, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que contou com intervenções dos Partidos representados na Assembleia Municipal (Bloco de Esquerda, Coligação “É Hora de Mudar PSD/CDS-PP” e Partido Socialista), do Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes e da Presidente da Assembleia Municipal, Ana Ferreira.
Luís Antunes começou por destacar o objetivo da Autarquia de “celebrar com dignidade e sentido as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril” e que por isso “criámos um Programa vasto e diversificado para assinalar estes 50 anos. São muito mais do que 50 iniciativas ou 50 momentos. Apresentámos em março o Programa para este ano, mas o mesmo é constantemente atualizado e enriquecido por iniciativas de organizações que o desejam integrar”. O Presidente da Câmara continuou “Recordamos e enaltecemos – hoje e sempre – todos os que corajosamente lutaram pela Liberdade e pela Democracia, antes e durante tão importante Revolução. Tendo presente vários acontecimentos da altura e também recentes, podemos concluir que a edificação de um Estado Democrático não foi, especialmente na fase inicial, nem é tarefa fácil”.
O Presidente da Câmara recordou que “Já por várias vezes afirmei publicamente - com convicção e orgulho - que considero o Poder Local Autárquico como uma das mais importantes conquistas de Abril, nomeadamente pelo trabalho desenvolvido – em proximidade e com respeito pelos Valores de Abril – que permitiu melhorar a qualidade de vida dos Portugueses” afirmando ainda que “Conciliar a resposta conjuntural às diferentes situações que referi com a continuidade da concretização do projeto estrutural de desenvolvimento, designadamente o investimento nas pessoas e a aplicação de fundos comunitários, com o equilíbrio financeiro da Autarquia, que está, mais uma, vez evidente no Relatório de Gestão aprovado ontem e relativo a 2023, entendo que é – a vários títulos – assinalável e é uma forma concreta de honrar o legado de Abril.”
Referindo-se à atividade da Autarquia, Luís Antunes, expressou “satisfação pelo facto de o Município da Lousã ter captado e aplicado no Concelho, no âmbito do PT2020 – nas mais diversas áreas – mais de 29,5 milhões de euros que contribuem significativamente para o desenvolvimento sustentável e sustentado do Concelho. Destaco hoje 2 projetos: a Requalificação do CineTeatro – com candidatura a fundos comunitários recentemente aprovada – e a intervenção na Casa da Lagartixa, 2 equipamentos que durante este ano entrarão em funcionamento e alavancarão a dinâmica cultural do nosso Concelho. Aos 29,5 milhões que referi, acrescem, por exemplo, o investimento de mais de 1 milhão e 600 mil euros realizado pela APIN no nosso Concelho, bem como o relativo ao MetroBus, projeto muito importante e cuja concretização se aproxima e que terá um papel relevante no reforço da atratividade do Concelho e da Região.”
Falando do futuro o Presidente da Câmara indicou que “Sendo esta cerimónia realizada para celebrar Abril, entendo pertinente realçar que no âmbito do PRR iremos concretizar objetivos muito relevantes na Saúde, Educação e na Habitação, que significam no global mais de 29 milhões de euros de investimento. Vou referenciar apenas alguns exemplos: Na Educação, a modernização da Escola Secundária 8 milhões e concurso público a decorrer; a requalificação EB2 6 milhões e candidatura já submetida; Na Saúde, o 2º edifício do Centro de Saúde 2 milhões e concurso público a lançar muito em breve e na Habitação, a nossa Estratégia Local significa um investimento global de 13 milhões e engloba os vários programas designadamente, 1º Direito e habitação a custos acessíveis” e destacou “o trabalho que tem sido realizado, em parceria com as nossas Juntas de Freguesia”.
No final da Sessão Solene Comemorativa, foi realizada uma homenagem aos Presidentes da Assembleia Municipal da Lousã no pós 25 de Abril, com a colocação de fotografias de todos (Manuel Gonçalves da Costa Jorge, José Carranca Redondo, José Manuel Martins, Luís Gonçalves, Amândio Torres e Carlos Seco) no Edifício dos Paços do Concelho.
O dia continuou, com a inauguração das intervenções da Câmara Municipal da Lousã na Av. Dr. José Maria Cardoso e na Rua 1º de Dezembro. A intervenção na Av. Dr. José Maria Cardoso representa um investimento superior a 670 mil euros, que em conjunto com a intervenção nas Ruas Eugénio Sanches da Gama, Abel Batista e António Henriques ultrapassa o milhão de euros de investimento, Já a intervenção na Rua 1º de Dezembro representa um investimentos superior a 265 mil euros, sendo que as duas intervenções se inserem na Rede Ciclável Urbana da Lousã e procuraram criar melhores condições de circulação suave e rodoviária, bem como a qualificação do espaço com mobiliário urbano, permitindo uma melhor fruição do espaço público.
As atividades terminaram com o concerto “Cantar Abril”, na Praça Sá Carneiro, onde Ramiro Simões, João Ramalheiro e Academia de Música da Lousã, Tiago Katela com a Academia de Música de Coimbra / Lousã interpretaram várias temas alusivos a Abril.