A Lousã foi distinguida como “Município Amigo do Desporto, numa cerimónia que decorreu, no passado dia 8 de setembro, em São João da Madeira, na presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.
O galardão, atribuído pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD) e com o alto patrocínio institucional da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, foi instituído em 2016 por aquela associação e pela Cidade Social, empresa especialista na área da certificação da qualidade, tendo sido reconhecido o trabalho de 27 autarquias. Este ano, foram 60 as autarquias distinguidas que representam todos os distritos de Portugal continental e onde se podem incluir vários representantes dos arquipélagos da Madeira e Açores.
O galardão “Município Amigo do Desporto” assenta em dez áreas de análise, nomeadamente: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação.
Também os diferentes aspetos da gestão do desporto, nomeadamente o modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável através do desporto, a abordagem solidária e inclusiva, a excelência e abrangência dos modelos de intervenção, são avaliados na atribuição deste galardão.
De salientar que a candidatura da Lousã obteve pontuação muito relevante em quase todas as categorias.
Com este prémio pretende-se reconhecer a intervenção que os municípios têm ao nível do desenvolvimento desportivo em geral e, em particular, na gestão de instalações desportivas artificiais e naturais, na gestão de eventos desportivos e na gestão de programas desportivos.
O Presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes, entende que esta distinção “é uma forma de reconhecimento público da intervenção do Municipio da Lousã no desenvolvimento desportivo, sendo justo reconhecer também o importante trabalho efetuado pelos colaboradores da autarquia e, especialmente, pelos clubes e associações do Concelho, pois são estes os grandes dinamizadores da atividade desportiva”.