Lousã integra Rede Europeia Playful Paradigm
Rede criada no âmbito do URBACT” - Programa de Cooperação Territorial Europeia
publicado a 8 de fevereiro de 2022

O Município da Lousã integra a Rede Playful Paradigm, uma iniciativa do “URBACT” - Programa de Cooperação Territorial Europeia,  que tem por objetivo promover o desenvolvimento urbano integrado sustentável nas cidades de toda a Europa.

Este projeto congrega o Município da Lousã e as cidades de Udine (Itália), Igualada (Espanha), Jelgava (Letónia) e Grosuplje (Eslovénia) e tem por nome “Playful Paradigm II” – Jogos/Brincadeiras para cidades inclusivas, saudáveis ​​e sustentáveis”.

O objetivo do “Playful Paradigm” é promover a inclusão, a solidariedade intergeracional, a resiliência, os estilos de vida saudáveis e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Este paradigma lúdico ajuda a repensar o bem-estar da comunidade e é replicável e adaptável a outros contextos urbanos, pois o brincar é um princípio universal.

Assim, para definir as melhores estratégias lúdicas para a Lousã, foram feitos convites a diversas entidades para constituírem um Grupo Local do URBACT, que inclui as 4 Juntas de Freguesia, a Companhia Marimbondo e o Momo – Museu do Circo, a Associação Empresarial Serra da Lousã, a ACTIVAR e a ARCIL, bem como a STATUS – Escola Profissional da Lousã e o Agrupamento de Escolas da Lousã.

Para Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal, “brincar é – cada vez mais - um assunto sério e neste caso pode contribuir para fazer a diferença para um melhor futuro das cidades e vilas, como é o caso da Lousã. Com a participação nesta Rede Europeia, procuramos proporcionar às nossas crianças e jovens a oportunidade para, de forma lúdica e divertida, aprenderem e participarem no “jogo” da gestão urbana e adquirirem ferramentas que certamente lhes serão úteis no futuro”. Luís Antunes adiantou ainda que “esta é apenas mais uma iniciativa direcionada às crianças e jovens do Concelho, que irá envolver a comunidade e que representa um investimento estruturado no que é o presente e o que será o futuro da Lousã.