Lousã entre os 9 municípios mais sustentáveis do País.
Autarquia recebe novamente Bandeira Verde ECOXXI integrando grupo restrito dos concelhos com maior pontuação.
publicado a 16 de dezembro de 2020

Decorreu hoje, a entrega da Bandeira Verde ECOXXI 2020, sendo a Lousã um dos 9 municípios que integra o grupo dos melhor pontuados, de entre os 56 municípios galardoados.

Neste grupo a única vila com pontuação superior a 80% é a Lousã, sendo os restantes municípios as cidades de Pombal, Loures, Torres vedras, Águeda, Leiria, Braga, Funchal e Maia.

O ECOXXI é um Programa implementado pela Associação Bandeira Azul da Europa que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos de 21 indicadores e 71 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica.

Em 2020 o ECOXXI incluiu, pela primeira vez, indicadores específicos no âmbito das Alterações Climáticas e Saúde e Bem-estar. São ainda considerados outros temas como: A Educação para a Sustentabilidade; Sustentabilidade em Zonas Balneares; Cidadania, Participação e Governança; Transparência, Digitalização e Conectividade: Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil; Certificação de Sistemas de Gestão; Ordenamento do Território; Conservação da Natureza ; Gestão e Conservação da Floresta; Qualidade do Ar e Ambiente Sonoro; Água Segura e Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores; Produção e Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos; Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal; Mobilidade Sustentável; Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável; Turismo Sustentável.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, destacou que “apesar de ainda haver muito trabalho a fazer em todas estas áreas, é com grande satisfação que obtemos uma avaliação que confirma que estamos no rumo certo pela sustentabilidade.”

O Autarca “salientou que este é um reconhecimento que só é possível graças ao esforço de toda a comunidade, nomeadamente das instituições parceiras da Câmara Municipal”