Realizou-se, no passado dia 27, nas Caldas da Rainha, a Gala de encerramento e entrega de prémios do Festival Art&Tur 2023. Nesta sessão, além de serem entregues os prémios, nas diferentes categorias, às melhores produções nacionais e internacionais de Cinema de Turismo, foram apresentados os municípios que acolherão o festival em 2024, 2025 e 2026: Lousã, Fundão e Ovar, respetivamente.
A Câmara da Lousã esteve representada pela Vice-Presidente Henriqueta Oliveira na cerimónia de passagem de testemunho, tendo reafirmado a satisfação e o empenho do Município em receber este festival, convidando as pessoas presentes a encontrarem-se na Lousã, em outubro de 2024, e conhecerem a imensa riqueza patrimonial e natural da Vila e da sua montanha – Serra da Lousã – uma referência turística incontornável na Região Centro.
O ART&TUR é um Festival Internacional de Cinema de Turismo que, desde a 1ª edição, que teve lugar em Barcelos em 2008, tem dado a conhecer as melhores produções audiovisuais realizadas em Portugal e no Mundo, tendo conquistado um elevado reconhecimento internacional pela qualidade e quantidade de filmes que apresenta e distingue. Desde 2018 o festival é realizado na Região Centro, com carácter de itinerância percorrendo os vários municípios do Centro de Portugal.
O ART&TUR é membro do Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turism- - CIFFT – que elege que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial.
Para o Presidente da Câmara Luís Antunes “este será mais um momento marcante na afirmação e promoção da marca Lousã”. Luís Antunes assegurou ainda que “iremos preparar, em parceria com os agentes do território, todas as condições para que o evento seja um enorme sucesso, com a certeza de todo o património natural, paisagístico e histórico que o Concelho possui terá um papel principal”.