Habituados a participar nas atividades de sensibilização ambiental desenvolvidas nas praias do concelho, os jovens do Espaço J e alguns banhistas que responderam ao chamado do município, não precisaram de ouvir muitas explicações para colocar mãos à obra.
Munidos de garrafas de plástico e luvas, os voluntários, dividiram-se em pares e dirigiram-se a vários pontos do Complexo da Nossa Senhora da Piedade.
Numa hora e meia, as garrafas vazias regressaram praticamente cheias e o sentimento de dever cumprido era geral entre os voluntários que referiam mesmo que “podiam continuar a manhã inteira a “caçar” beatas, mas já não havia qualquer tipo de lixo na praia”.
As beatas recolhidas serão agora encaminhadas para valorização pela Missão Beatão, sendo um importante contributo para a diminuição da poluição dos cursos de água.
A candidatura do Município da Lousã à Bandeira Azul 2018 integra um programa de diversas atividades de Educação Ambiental, onde esta iniciativa se integra, que decorrem durante a época balnear e destinam-se a vários escalões etários.
Na próxima segunda-feira, voltamos a lançar o convite para a ação “Os Suspeitos do Costume – do rio ao mar sem lixo!”, na Praia Fluvial da Senhora da Piedade, pelas 14h30, com o objetivo de identificar e recolher os resíduos mais frequentes nas praias portuguesas e as possíveis origens, integrado numa campanha de monitorização nacional.