Mesa das Terras das Chanfana é uma das 7 Maravilhas de Portugal
Candidatura conjunta dos municípios da Lousã, Vila Nova de Poiares, Miranda do Corvo e Penela foi uma das vencedoras do concurso
publicado a 17 de setembro de 2018

A candidatura dos 4 Municípios (Lousã, Vila Nova de Poiares, Miranda do Corvo e Penela) denominada de Mesa das "Terras da Chanfana" foi ontem consagrada como uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa, na final do concurso da RTP que teve lugar em Albufeira.

A candidatura dos municípios que constituem a Dueceira, englobava a Chanfana, o Queijo do Rabaçal DOP, o Mel da Serra da Lousã DOP, o Licor Beirão, o Vinho da Quinta de Foz de Arouce, mas também património como o Mosteiro de Santa Maria de Semide e os Trilhos da Natureza da Serra da Lousã.

Das 182 Mesas iniciais, as “Terras da Chanfana” ultrapassaram todas as fases do concurso e conseguiram ser eleitas como uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

O Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, que preside também à Dueceira, referiu que “esta é a vitória do trabalho conjunto deste território que, em torno da gastronomia e mais especificamente da Chanfana, conseguiu promover uma candidatura vitoriosa e identitária dos 4 Concelhos”.

O Autarca destacou ainda que “esta é uma importante forma de promoção deste destino e de valorização dos seus produtos e iremos continuar a trabalhar, em conjunto, no sentido de rentabilizar esta distinção”.

Esta candidatura teve como Embaixadores os presidentes dos 4 municípios e contou também com outros apoios, como os representantes dos diversos patrimónios a concurso, o Chef Flávio Silva e teve como Madrinha, Luísa Barbosa, profissional da Moda, Televisão e Rádio.

A candidatura da Mesa das Terras da Chanfana teve, também, como parceiros o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, AproRabaçal – Associação de Produtores do Rabaçal, Conde Foz de Arouce Vinhos, Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Semide, Licor Beirão, Lousãmel cooperativa de apicultores da Região com produtores associados dos quatro concelhos, Confraria da Chanfana de Vila Nova de Poiares, Confraria do Queijo do Rabaçal e Real Confraria da Cabra Velha de Miranda do Corvo.