Município da Lousã associa-se à Semana Europeia da Mobilidade 2018.
Iniciativas decorrem até ao dia 22 de setembro
publicado a 20 de setembro de 2018

O Município da Lousã associou-se à Semana Europeia da Mobilidade 2018, que decorre de 16 a 22 de setembro, com o tema “Multimodalidade” e slogan “Combina e Move-te”.

Sensibilizar as/os cidadãs/ãos para o impacto que as soluções individuais de mobilidade têm na comunidade e para os potenciais benefícios da adoção de boas práticas para o ambiente, saúde e qualidade de vida são os objetivos centrais do programa promovido pela Câmara Municipal da Lousã e das entidades parceiras.

Assim, durante a semana, o projeto Municipal “Oficina de Segurança”, com a mascote “Violeta Stop”, esteve em vários estabelecimentos de ensino, sensibilizando para a importância da mobilidade sustentável.

Hoje, na Escola Secundária, Escola N.º1 e Escola Profissional, terá lugar a apresentação da 2.ª edição do projeto “Pedala para a Escola”.

Esta iniciativa pretende motivar os alunos a fazerem o trajeto casa-escola e escola - casa de bicicleta e decorrerá na última sexta feira de cada mês.

A iniciativa, destinada a alunos do 3.º ciclo e Secundário, premiará a equipa com mais participações nos dias definidos.

Amanhã, durante todo dia, as viagens na rede “UrbLousã” serão gratuitas, pretendendo esta medida incentivar ao uso dos transportes públicos.

Na Escola N.º 1 será apresentado o documentário “Bike Vs Cars”, seguindo-se um debate sobre esta temática.

Já o Centro de Atividades de Tempos Livres da Escola N.º 2 acolherá um sessão de experimentação de diferentes bicicletas (joulette, buggy bike, focus bike e ebike).

No sábado, dia 22 de setembro, durante o evento “Lousã Outlet”, serão distribuídos folhetos informativos e promovidas diversas atividades de sensibilização.