Município da Lousã celebra acordo com IHRU para disponibilização de habitações com arrendamento acessível, um investimento de 690.883,00€
Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis significará um investimento total de 14 milhões de euros
publicado a 3 de outubro de 2023

Foi hoje assinado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o primeiro Acordo de Colaboração do Município da Lousã com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC).

A assinatura contou com a presença do Vogal do Conselho Diretivo do IHRU, Fernando Almeida, do Vice-Presidente da CIM RC, Luís Paulo Costa e da Vice-Presidente da Câmara Municipal, Henriqueta Oliveira.

Este acordo permitirá a disponibilização de 6 habitações na Rua Dr. Pedro Lemos para colocar no mercado de arrendamento com rendas acessíveis, num investimento de 690.883,00€.

Estas habitações, destinam-se a oferta habitacional com rendas acessíveis para famílias que não encontram respostas no mercado tradicional por incompatibilidade entre os seus rendimentos e os valores de renda praticados.

Esta cerimónia marca o início do Projeto para concretização do Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis no concelho da Lousã, com um investimento total previsto de cerca de 14 milhões de euros, em 155 fogos, para este concelho.

A formalização deste acordo de colaboração sucede à celebração do protocolo de cooperação para Projetos de Habitação a Custos Acessíveis da Região de Coimbra entre o IHRU, a Comunidade Intermunicipal e os seus dezanove municípios que estipula a colocação no mercado de 1618 habitações em arrendamento acessível, num investimento superior a 250 milhões de euros.