Município da Lousã congratula-se pela criação do Ministério da Coesão Territorial
Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, manifesta também satisfação pela nomeação para Ministra da Coesão Territorial de Ana Abrunhosa e reforça a importância da criação de um Programa Operacional para a baixa densidade.
publicado a 16 de outubro de 2019

O Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, manifestou hoje a sua satisfação pela criação do Ministério da Coesão Territorial, um Ministério que, na opinião do Autarca, terá um papel importante para a diminuição das assimetrias do Pais e para tornar os denominados territórios de baixa densidade mais competitivos e atrativos.

Luís Antunes realçou, também, a importância da nomeação da futura Ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, como uma excelente escolha, destacando o trabalho de proximidade e a competência demonstrada pela ainda Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

É entendimento do Autarca que Ana Abrunhosa é a pessoa certa para este desafio e que será necessário dotar este Ministério de instrumentos técnicos e financeiros que possam ser usados para construir, de forma estruturada, um futuro melhor para os territórios e para as pessoas que aqui residem.

Um desses instrumentos e objetivos que Luís Antunes tem defendido e que entende como essencial é, no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio (2020 – 2030), a criação de um Programa Operacional específico para os denominados territórios de baixa densidade, referindo que “este é um instrumento essencial para que o trabalho a desenvolver tenta sucesso e possamos ter um Pais mais coeso, competitivo e atrativo.”

Reforçando a importância do passo dado na criação deste Ministério pelo Primeiro Ministro, António Costa, Luís Antunes parabenizou e desejou sucesso a Ana Abrunhosa no desempenho das suas novas funções.