Município da Lousã homenageia Presidentes de Câmara do “pós 25 de Abril”
Homenagem no âmbito dos 45 anos do 25 de Abril
publicado a 25 de abril de 2019

No dia em que se assinalam os 45 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal prestou homenagem aos Presidentes de Câmara que desempenharam funções após a Revolução de Abril de 1974.

Esta homenagem simples, mas revestida de especial simbolismo, teve lugar após Sessão Solene que decorreu no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, tendo sido descerradas, na Sala de Sessões, fotografias de 7 Presidentes de Câmara.

Vicente da Silva Martins, 1.º Presidente da Comissão Administrativa que desempenhou funções de 8 de maio de 1974 a 22 de agosto de 1975, Joaquim Pereira de Melo, 2.º Presidente da Comissão Administrativa que desempenhou funções de 23 de agosto de 1975 a 2 de janeiro de 1977, Armando de Almeida e Silva, Presidente de Câmara de 3 de Janeiro de 1977 a 30 de dezembro de 1979, Eduardo Teixeira Neto, Presidente de Câmara de 31 de dezembro de 1979 a 2 de janeiro de 1983, Horácio André Antunes, Presidente de Câmara entre 3 de janeiro de 1983 e 6 de setembro de 1999, Manuel Parola Gonçalves, Presidente de Câmara de 6 de setembro a 19 de outubro de 1999 e Fernando dos Santos Carvalho, que desempenhou funções entre 19 de outubro de 1999 e 7 de novembro de 2011, foram os homenageados.

De referir que, apesar de antes das obras de modernização do edifício dos Paços do Concelho terem estado expostas no mesmo local as fotografias dos Autarcas, as mesmas foram modernizadas e adequadas à nova decoração deste espaço.

Para o Presidente da Câmara, Luís Antunes, “desta forma singles, pretendemos homenagear, nas pessoas dos Presidente de Câmara, todos os Autarcas que, ao longo de 45 anos, têm contribuído – na prática – para a valorização dos valores de Abril, ao mesmo tempo que se evidencia o Poder Local Autárquico Democrático como uma das principais conquistas de Abril”.