Município da Lousã integra rede europeia no âmbito do URBACT.
“Playful Paradigm II” é o tema deste projeto.
publicado a 30 de setembro de 2021

O Município da Lousã integra o projeto no âmbito do URBACT, “Playful Paradigm II”, em conjunto com os Municípios de Udine (Itália), Igualada (Espanha), Jelgava (Letónia) e Grosuplje (Eslovénia).

A primeira reunião desta rede decorreu hoje, de forma digital, estando previstos diversos encontros de trabalho e de promoção das boas práticas de cada Município.

Potenciando o que já existe em cada Concelho, a rede visa replicar o “paradigma lúdico” baseado na “gamificação” como um conceito inovador para promover a inclusão social, estilos de vida saudáveis, consciência energética, solidariedade intergeracional, mediação cultural e prosperidade económica.

Este paradigma ajuda a repensar o bem-estar da comunidade e é replicável e adaptável a outros contextos urbanos, uma vez que o “brincar” é um princípio universal, praticado naturalmente por todo ser humano.

O Programa de Cooperação Territorial Europeia URBACT tem como objetivo promover o desenvolvimento urbano e sustentável nas cidades da Europa.

É um instrumento da Política de Coesão, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, nos 28 Estados-Membros, a Noruega e a Suíça.

A missão do URBACT é permitir que as cidades trabalhem juntas e desenvolvam soluções integradas para desafios urbanos comuns, criando redes, aprendendo com as experiências do outro, desenhando lições e identificando boas práticas para melhorar as políticas urbanas.