Município da Lousã presente na reunião da Portugal Participa – Rede de Autarquias Participativas
Iniciativa teve lugar em Torres Vedras e teve como mote os sistemas de participação
publicado a 29 de setembro de 2023

A Câmara Municipal da Lousã esteve presente numa sessão da Portugal Participa - Rede de Autarquias Participativas que teve como principal objetivo discutir sistemas participação pública.

Na reunião, que contou com a presença de várias Autarquias que fazem parte desta rede, foram promovidas sessões de trabalho, tendo como objetivo elencar e partilhar iniciativas promovidas por estas entidades e discutidas novas abordagens de incentivo à participação pública, nomeadamente através dos conceitos de “sistemas de participação pública”.

A Rede de Autarquias Participativas (RAP), constituída no âmbito do projeto Portugal Participa, surgiu num contexto de exploração e aprofundamento dos mecanismos de participação dos cidadãos ao nível das autarquias locais. Enquanto estrutura colaborativa, pretende promover o encontro entre diferentes iniciativas, favorecer a troca de experiências, ampliar a sua visibilidade pública e o reconhecimento institucional e estruturar uma cooperação entre instâncias de governação local.