Município da Lousã promove sessão informativa sobre fundos europeus para empresas
Iniciativa preve a realização de sessões na área da Educação, Cultura, Juventude, Turismo e Agricultura
publicado a 19 de abril de 2023

O Município da Lousã, em parceria com a AESL - Associação Empresarial Serra da Lousã, realizou ontem a primeira sessão do “Ciclo de Oportunidades de Fundos Europeus| 2030”, destinado ao sector empresarial.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, focou o papel do município no apoio aos empresários e investidores, dando ênfase aos investimentos significativos que foram financiados no âmbito do Portugal 2020, no Concelho. Luís Antunes referiu ainda que “no âmbito do PRR mais de 25 empresas do Concelho já usufruíram de apoio para a criação de emprego e que esperamos que o PT2030 e o PRR constituam um incentivo ao investimento, à criação de emprego e ao desenvolvimento económico sustentável”.

Carlos Alves, Presidente da Associação Empresarial Serra da Lousã, referiu que no novo Quadro Comunitário, os empresários precisam de um sistema mais simples e mais ágil, a nível da decisão e dos pagamentos.

A sala teve lotação esgotada e contou com a participação de Isabel Damasceno, Presidente da CCDRC que referiu que “A região propõe-se enfrentar e responder a múltiplos constrangimentos e desafios estruturais. Os sistemas de incentivo e o apoio ao microempreendedorismo, existentes no Portugal 2020, continuaram a existir no Portugal 2030.  Irão abrir avisos hoje ou amanhã, no âmbito do Portugal 2030 no que concerne ao Sistemas de Incentivos de Inovação produtiva”.

A nível do Centro 2030, existirá um Objetivo de Política que apoiará os investimentos na inovação, na digitalização, na competitividade das empresas, nas competências para a especialização inteligente, a transição industrial e o empreendedorismo, com dotação de 629 milhões de euros.

De seguida, Nuno Gonçalves, Vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação apresentou as oportunidades do Portugal 2030 e do Programa de Recuperação e Resiliência – PRR, que que concerne ao papel desta entidade enquanto entidade gestora, bem como as ferramentas disponíveis para empresas, como “Fundo de Capitalização e Resiliência”, Portal de Financiamento, Mecanismo de Alerta Precoce.

Brevemente o Município da Lousã, irá realizar outras sessões temáticas, na área da Educação, Cultura, Juventude, Turismo e Agricultura.