Museu do Circo lotado para apresentação da peça “A Guitarra no Circo”
Espetáculo, integrado no projeto “Coimbra Região de Cultura”, teve lugar no passado sábado em Foz de Arouce
publicado a 8 de abril de 2019

O MOMO – Museu do Circo acolheu, no passado sábado, o espetáculo “A Guitarra no Circo”, um espetáculo absolutamente inovador, onde a tradição do Fado e da Guitarra de Coimbra”, enquanto património imaterial distintivo se aliou a performances do Novo Circo.

Através da guitarra de Coimbra de Diogo Mendes, da guitarra clássica de Diogo Passos e de performances circenses da Companhia Marimbondo, houve, em consonância com cada nota da guitarra, sincopadamente, movimentos que passaram, nomeadamente, por manipulação de bolas de sabão, magia cómica e manipulação de outros objetos em registo malabarista.

Esta fusão de sons e movimentos fizeram desta uma noite mágica e profundamente marcante nas memórias dos privilegiados presentes que lotaram o auditório deste novo espaço cultural do Concelho.

Este espetáculo inseriu-se na iniciativa “À Volta do Fado' que é uma das propostas artísticas do projeto 'Coimbra Região de Cultura' que, até abril de 2019, vai percorrer 19 municípios da Região Centro com uma programação que cruzará o Fado e a Canção de Coimbra com diversas artes, saberes e sabores da cultura nacional, como a pintura, poesia, cinema, gastronomia, dança, entre outras.

Neste ciclo pretende-se homenagear o legado do Fado e da Canção de Coimbra como património imaterial único e fortalecer a sua conexão com os territórios.