Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques pronto a reabrir portas ao público.
Abertura terá lugar no domingo.
publicado a 4 de setembro de 2020

A pouco mais de um dia de reabrir portas ao público, o Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques afirma-se, novamente, como um equipamento diferenciador, inovador e guardião da cultural do Mundo Rural.

A abertura terá lugar no dia 6 de setembro, dia em que o seu patrono, Louzã Henriques, falecido em julho de 2019, comemoraria 87 anos.

Por motivo da pandemia e das regras de distanciamento social, a inauguração terá lugar às 15 horas, para as entidades oficiais e família do patrono, seguida da abertura ao público em geral, das 16h30 às 19h, em visitas de trinta minutos, para grupos de 20 pessoas.

Além da coleção do Museu Etnográfico, que será apresentada pelo gabinete “Providência Design” que desde setembro de 2018 desenvolveu este projeto, será também inaugurada a exposição temporária Agricultura Lusitana 2015-2020, uma viagem cultural pelas Aldeias do Xisto, promovida pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

A abertura contará ainda com a presença do grupo “Segue-me à Capela”, que proporcionará uma experiência sonora ligada à temática do Museu e ao seu patrono.

A requalificação deste Museu e da sua Coleção resulta de Candidatura ao Programa Valorizar – Linha de Apoio ao Turismo Acessível.

Dada a impossibilidade de acolher todos os interessados em visitar o espaço, no dia de abertura, a Câmara Municipal irá proporcionar visitas guiadas a pessoas e entidades durante as próximas semanas.