Noites de Verão com bastante diversidade e qualidade
Diversidade e qualidade da oferta cultural evidencia-se também na animação de verão.
publicado a 26 de julho de 2017

A Câmara Municipal da Lousã preparou diversas iniciativas que têm como objetivo animar as noites de verão no concelho, através de um programa diversificado, que integra atuações e atividades diferenciadoras e que pretendem atingir diversos públicos.
Este programa iniciou-se no passado fim de semana com a realização dos espetáculos “Música & Muralhas” (organizado em parceria com a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego) e “Concert Celebration” (organizado pelo Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense), bem como a Festa da Caricatura (organizado em colaboração com a Cooperativa Trevim), iniciativas que foram do agrado geral do elevado número de pessoas que assistiu às mesmas.
O programa continua no dia 29 de julho, sábado, pelas 22h, na Praça Sá Carneiro, que acolherá um espetáculo da Associação Filarmónica Serpinense.
No dia 5 de agosto, também na Praça Sá Carneiro, terá lugar a atuação de Valdir Araújo - que interpretará diversos temas de Cabo Verde – e da Classe de Canto da Academia de Bailado da Lousã.
A 11 e 12 de agosto, as atividades terão lugar no Parque Carlos Reis, e integrarão as Comemorações do Dia Internacional da Juventude, cujo programa será apresentado brevemente.
No dia 19 de agosto, no Parque Carlos Reis, subirá a palco o quarteto liderado pela Lousanense Maria João Nunes.
Já no dia 25 de agosto, na Praça Sá Carneiro, terá lugar a atuação dos Grupos Musicais da Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras.
Também a gastronomia e os sabores estão integrados nesta iniciativa e a 26 de agosto, o restaurante do Parque Carlos Reis acolherá, pelas 18h, um Encontro de Imigrantes e uma mostra gastronómica. Neste mesmo dia, pelas 22h, no Anfiteatro do Parque, terá lugar um espetáculo intitulado “Danças do Mundo”, composto por danças afro latinas, danças orientais, tango, flamengo, dança russa, dança angolana e dança da Guiné Bissau.
O programa termina a 2 de setembro com um espetáculo da Sociedade Filarmónica Lousanense no Parque Carlos Reis.
De referir que estas atividades se inserem na iniciativa “Lousã Convida à Integração”, integrada no Plano Municipal de Integração dos Imigrantes, recentemente aprovado pelo FAMI e enquadrado na componente Cultura – Atividades de Convívio Intercultural e têm como objetivo promover, divulgar e partilhar a cultura de diferentes países, com especial enfoque nos nacionais de países terceiros, nomeadamente de Cabo Verde, Cuba, Moldávia, Guiné-Bissau, Angola e Rússia.
É ainda objetivo promover a interculturalidade como fator de desenvolvimento e dinâmica social local, baseada na partilha, solidariedade e integração.