Noites de Verão – Encontro de Imigrantes e espetáculos de música e dança marcam o fim de semana
Atividades promovidas pela Câmara Municipal registaram elevada participação
publicado a 29 de agosto de 2017

No âmbito da iniciativa “Lousã Convida à Integração” integrada no Plano Municipal de Integração dos Imigrantes, recentemente aprovado pelo FAMI e enquadrado na componente Cultura – Atividades de Convívio Intercultural, foi realizado no passado dia 26 de agosto o 2º Encontro de Imigrantes com Mostra Gastronómica no Parque Carlos Reis.

Esta iniciativa teve grande afluência de imigrantes, nomeadamente provenientes de Cabo Verde, Cuba, Moldávia, Guiné-Bissau, Angola, Rússia, Austrália, Reino Unido, entre outros e contou com a presença de cerca de 100 pessoas.

Foi apresentado um prato típico de cada pais representado neste encontro, verificando-se uma riqueza variada de gastronomia, tendo sido partilhada por todos.

Também neste dia, teve lugar um espetáculo intitulado “Danças do Mundo”, onde atuaram o Grupo Mon Na Mom, representativo da Guiné Bissau e que vieram de Aveiro para apresentar uma atuação cheia de cor e alegria.

Atuaram, também, o Grupo GoldBlack com estilos angolanos, o grupo Perizad com danças orientais de ventre, danças russas interpretadas por duas jovens filhas de imigrantes da Ucrânia, o grupo Star dance Kids e Karel Flores World com danças afro-latinas.

Foi uma noite cheia de cor e estilos de culturas diversificadas que muito agradou ao muito público presente.

De salientar que, também no âmbito deste programa, na passada sexta-feira, a Praça Sá Carneiro, acolheu a atuação dos grupos musicais da ARCS Gândaras, um espetáculo que reuniu também bastante público.

O programa continua no próximo dia 2 de setembro, com a atuação, pelas 22h, no Parque Carlos Reis, da Sociedade Filarmónica Lousanense.

Estes eventos interculturais, que se destinam à comunidade em geral e população imigrante do concelho em particular, pretendem promover, divulgar e partilhar a cultura de diferentes países, com especial enfoque nos nacionais de países terceiros, com o objetivo da promoção da interculturalidade como fator de desenvolvimento e dinâmica social local, baseada na partilha, solidariedade e integração.