Nota de pesar pelo falecimento de João Henriques.
João Henriques era o Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã.
publicado a 13 de março de 2020

A Câmara Municipal da Lousã manifesta pesar pelo falecimento de João Carlos Tavares Henriques, Provedor Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã.

João Henriques, Lousanense que na sequência de um acidente de viação ficou paraplégico, dedicou a sua vida à melhoria das acessibilidades e à integração plena das pessoas com incapacidade.

Em 2005 entra em funcionamento a Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã e, a 25 de maio de 2006, João Henriques toma posse como Assessor do Provedor, José Ernesto Carvalhinho.

Em 2008 integra o Grupo Técnico de Acessibilidade então criado.

Mantém-se como Assessor do Provedor nos mandatos subsequentes.

Em 2011, assume interinamente a Provedoria e, a 19 de junho de 2012, toma posse como Provedor, integrando o Conselho Consultivo da Provedoria. O seu mandato foi sucessivamente renovado até à presente data.

Era membro da direção da SUPERA - Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade

Era particularmente ativo e interventivo, sendo frequente a sua participação em temas sobre acessibilidade global ou relacionada com turismo.

A sua presença nos estabelecimentos de ensino era frequente, em ações de sensibilização junto dos jovens em temas relacionados com a acessibilidade