Nova ação de voluntariado ambiental na Mata do Sobral.
Iniciativa tem lugar no dia 27 de novembro.
publicado a 19 de novembro de 2021

O projeto de Voluntariado Ambiental na Mata do Sobral tem como principal objetivo controlar as espécies invasoras na Mata do Sobral, da freguesia de Serpins.

Esta ação decorre no dia 27 de novembro, entre as 9h30 e as 13h e o ponto de encontro é junto à casa do guarda, na entrada da Mata do Sobral, junto à estrada 342, com as coordenadas 40.138268, -8.158576.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do link https://forms.gle/aoHZuk5qUT4Ki1po7

Este projeto é promovido pela Junta de Freguesia de Serpins e Câmara Municipal da Lousã, financiado pelo POSEUR e conta com a colaboração da ACTIVAR e do grupo informal do Facebook “Reflorestar a Lousã com espécies nativas”.

As ações decorrem até final de dezembro e incluem ações com escolas, associações e, também, com a sociedade civil, num esforço coletivo de reflorestação desta aérea florestal tão importante para o território da Lousã.

De referir que, entre setembro e dezembro de 2020, este projeto contemplou várias ações de combate às invasoras, com especial enfoque no arranque e descasque de acácias. Depois de desenvolvidos os trabalhos de limpeza da mata, estão reunidas as condições necessárias para o processo de reflorestação como forma de regenerar parte da mancha florestal destruída pelo grande incêndio de 2017.

Assim, ao longo dos próximos meses a comunidade vai ser chamada a colaborar na recuperação do património ambiental da Mata do Sobral, na freguesia de Serpins.