A nova rotunda da EN 342, junto ao Centro de Saúde da Lousã, encontra-se em fase de conclusão, tendo a circulação automóvel sido reposta ontem ao final do dia.
Neste momento, para além de trabalhos de limpeza e remoção de estaleiro, está em falta a sinalização horizontal, que logo que tecnicamente seja possível, será devidamente executada.
De destacar que esta obra era um objetivo definido pela Autarquia que, após um período de negociação com o Ministério do Planeamento e Infraestruturas, Infraestruturas de Portugal, vê assim concretizada uma obra que se assume como importante.
A intervenção, de reforço da segurança rodoviária e melhoria da interligação com rede local e aos concelhos envolventes, permitirá a acessibilidade ao novo centro de saúde da Lousã – um equipamento que serve cerca de 18 000 utentes - em melhores condições de segurança e irá, também, melhorar a circulação do tráfego proveniente das vias adjacentes à EN342.
A empreitada, cujo valor foi de 296 908,16€, englobou a reformulação geométrica do atual cruzamento, trabalhos de pavimentação, reforço e readequação da sinalização e de equipamentos de segurança, preservação da envolvente através de integração paisagística, instalação de iluminação pública e a melhoria dos sistemas de drenagem.
O Presidente da Câmara, Luís Antunes, destacou a importância da obra referindo que “está assim concretizado um objetivo e uma intervenção importante que vai melhorar – a vários níveis – a circulação automóvel na zona do Centro de Saúde e que resultou da persistência do Executivo.”
O Autarca realçou também “a boa execução dos trabalhos, nomeadamente ao nível da minimização dos transtornos e do andamento da obra”.