Peça de Teatro “Pardo” no Cine Teatro da Lousã
Espetáculo da companhia de Classe T tem lugar no dia 12 de maio, pelas 21h30.
publicado a 8 de maio de 2018

No próximo sábado, 12 de maio, pelas 21h30, no Cine Teatro da Lousã, vai à cena o espetáculo de teatro “Pardos”, pela companhia de teatro Classe T.

A peça baseia-se no texto de Gil Vicente “Pranto de Maria Parda”, escrito em 1522, num país de luto pelo rei, mergulhado numa profunda crise social e aflito com a peste e a carestia.

Nesta adaptação, Maria Parda é uma velha beberrona que desfia um longo rosário de lamentações. Recorda a fartura de vinho e a facilidade de o beber, noutros tempos, diante da falta e míngua dele naquele péssimo ano de 1522. Num tentame desesperado de satisfazer o vício, vai bater à porta de alguns taberneiros conhecidos e pedir vinho fiado. Todos lho negam. Perante isto, e sem solução à vista, Parda decide morrer e firma o seu testamento.

Trata-se de uma peça de teatro para o público em geral, e para os alunos em particular, nomeadamente os alunos de 3º ciclo e secundário.

Fazendo Gil Vicente parte do currículo dos 9º e 10º anos, terá particular interesse para estes alunos, para quem o acesso será gratuito.

Para o restante público o bilhete terá o preço simbólico de um bem alimentar de valor não inferior a 2 euros, a reverter para uma instituição de solidariedade social local.

Os bilhetes estarão disponíveis a partir do dia 9 de maio na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro (limitados à lotação da sala).

A Classe T é formada por antigos alunos do Projeto Classes de Teatro, que se organizou em 2014 como grupo de teatro amador dentro da companhia de teatro O Teatrão.

É um grupo formado por pessoas com características e ocupações profissionais muito diferentes, que se juntam por carolice e uma paixão partilhada - o Teatro.