Pesar pelo falecimento de Carlos Carranca
Poeta com fortes ligações à Lousã faleceu ontem.
publicado a 30 de agosto de 2019

A Câmara Municipal da Lousã manifesta pesar pelo falecimento, ontem aos 61 anos, de Carlos Carranca, o poeta e professor universitário que, apesar de não ter nascido na Lousã tinha uma forte ligação afetiva e familiar ao nosso Concelho.

Presença constante em várias iniciativas de índole cultural e social promovidas pela Câmara Municipal, era uma pessoa de trato fácil, um apaixonado por esta terra e pelas suas gentes, tendo uma habitação no lugar do Prilhão, freguesia da Lousã e Vilarinho.

Licenciado em História e doutorado em Língua e Cultura Portuguesa, era também ensaísta, declamador, animador cultural e cantor, especialmente intérprete e divulgador da canção de Coimbra, tendo escrito a biografia do seu amigo Luiz Goes, uma das vozes que marcaram o panorama cultural da cidade do Mondego, em meados do século XX.

Com uma carreira profissional e artística muito relevante e diversificada, Carlos Carranca, era cidadão de mérito de Cascais e da Figueira da Foz, locais onde residia e onde nasceu respetivamente, e tinha sido distinguido em 2015 pela Câmara Municipal da Lousã com o Prémio Vicente Ferrer – Carreira, na Gala do Feriado Municipal, Prémios Lausus.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes referiu que “neste momento de pesar, o Executivo apresenta as condolências à família, destacando a obra de Carlos Carranca e a forma simples e cooperante como sempre se relacionou com a Autarquia sempre que tal lhe era solicitado.”

Luís Antunes recordou ainda alguns momentos em que Carlos Carranca “brindou os Lousanenses com a sua liberdade de pensamento e espírito critico em relação à sociedade e aos destinos do nosso País, como a 5 de outubro de 2012, na Sessão Comemorativa desta efeméride, onde foi desafiado pela Autarquia a proferir uma intervenção”.

O Autarca destacou, também, a grande consideração, estima e amizade que nutria por Carlos Carranca.