Plano de literacia emergente – Sessões de Leitura
Iniciativas decorrem nos jardins de infância do Concelho
publicado a 7 de maio de 2019

No âmbito do Plano Intermunicipal de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo, a Equipa Multidisciplinar da Câmara Municipal da Lousã iniciou as sessões de leitura de acordo com plano de literacia emergente, que tem como objetivo o envolvimento em práticas que permitem à criança desenvolver, desde muito cedo e de forma contínua, um conjunto de conhecimentos, atitudes e competências relativas à linguagem, que antecedem e preparam a aprendizagem formal da leitura e da escrita.

Esta atividade de leitura teve início em abril, nos Jardins de Infância do Concelho, com a leitura do livro “A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo em cima da cabeça”, que foi trabalhado ao longo de duas sessões em cada um destes estabelecimentos de ensino.

De salientar que a adesão e o entusiasmo por parte de educadoras e crianças têm sido uma constante.

Durante o mês de maio a equipa irá trabalhar um novo livro, cujo título é “Queres brincar comigo?”.

A constituição da Equipa Multidisciplinar é cofinanciada pelo CENTRO 2020 e tem o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra através do projeto Realiza-te.