Plano Municipal da Juventude da Lousã desenvolvido por jovens
Jovens entrevistam Conselheiros Locais para a Juventude
publicado a 16 de julho de 2018

No âmbito do programa de voluntariado “Geração Z” do IPDJ, três jovens do concelho estão a desenvolver um documento que dará origem ao Plano Municipal para a Juventude da Lousã.

As jovens que integraram este programa foram as Conselheiras do Conselho Municipal de Juventude da Lousã Mariana Antunes (representante do Montanha Clube) e Lara Moio (representante dos alunos da Escola Profissional), bem como Carolina Proença, convidada na vertente de Igualdade de Género.

O trabalho desenvolvido pelas jovens surge na sequência de uma candidatura do Espaço J E6g e da Câmara Municipal ao Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e focou-se numa recolha de informação sobre as respostas para a juventude já existentes no concelho e no levantamento de necessidades para os jovens, ao nível concelhio. A recolha foi conseguida através de reuniões realizadas com os representantes de cada entidade integrante do Conselho Municipal de Juventude da Lousã, onde se privilegiaram conversas sobre as atividades desenvolvidas pelas mesmas e o sobre o que pensam que pode ser feito pela juventude no município.

Ao longo de 10 dias, de 2 a 13 de julho, foram realizadas as reuniões, com o objetivo de criar a base do Plano Municipal para Juventude da Lousã que se pretende apresentar e avaliar na próxima reunião de Conselheiros de Juventude.