Plantação da “Oliveira SNS” teve lugar hoje
Ação simbólica, integrada nas comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde, decorreu no Parque Urbano da Lousã.
publicado a 13 de setembro de 2019

A Câmara Municipal da Lousã, no âmbito da comemoração dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde e respondendo ao desafio lançado aos municípios pela LAHUC – Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, plantou hoje, no Parque Urbano, junto ao Centro de Saúde a “Oliveira SNS”.

A “Oliveira SNS” é um movimento nacional, lançado pela LAHUC, que pretende alertar para a importância da defesa do SNS e perpetuar a memória de António Arnaut, seu fundador. Ao plantar uma oliveira – símbolo da paz e da resistência – como símbolo do Serviço Nacional de Saúde, o Município compromete-se com a defesa dos princípios do SNS e com a sua sustentabilidade.

De referir que o SNS celebra o seu aniversário no dia 15 de setembro, dia instituído como Dia Nacional do Serviço Nacional de Saúde, evocando a Lei 56/79, de 15 de setembro, pela qual foi definida uma rede de órgãos e serviços prestadores de cuidados globais de saúde a toda a população, formalizando o papel do Estado na salvaguarda do direito à proteção da saúde individual e coletiva.