Praia Fluvial da Bogueira e Sra. da Piedade com Bandeira Azul
Galardão atribuído pela ABAE em função das análises efetuadas à qualidade da água nos últimos 4 anos
publicado a 3 de maio de 2022

As candidaturas efetuadas pela Câmara Municipal, em parceria com as Juntas de Freguesia e concessionários, foram aprovadas e na próxima época balnear a Bogueira (Casal de Ermio) e a Senhora da Piedade (Lousã) – terão, novamente, hasteada a Bandeira Azul, galardão máximo da qualidade ambiental.

Este galardão é atribuído – anualmente - pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), e tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

Para o Presidente da Câmara, Luís Antunes “A atribuição destas bandeiras deve constituir um estímulo adicional para o trabalho em curso e a desenvolver para a promoção deste magnifico território e das suas potencialidades naturais e patrimoniais e para a estruturação e valorização da oferta turística do Concelho”.

O Autarca destacou ainda que “A candidatura se insere nas medidas de promoção da sustentabilidade definidas pela Autarquia e que, anos após ano, tem colocado a Lousã em lugar de destaque nos rankings de sustentabilidade”.

De referir que a Praia Fluvial da Sra. da Graça, em Serpins, não pode ser candidatada a este galardão, em virtude de em 2018, ter sido atingida de forma mais expressiva por enxurradas resultantes da erosão em municípios a montante da freguesia de Serpins, o que levou a que uma das análises efetuada nesse ano não tivesse sido “Excelente”, estando assim este excelente espaço de lazer do Concelho impedido de ser candidatado a este galardão nos 4 anos seguintes.

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela ABAE, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental (FEE).

O tema “Recuperação de Ecossistemas” continua em 2022, uma vez que não se esgota num ano e porque a FEE e a ABAE estão alinhadas com a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas. GAIA 20:30 é a estratégia desenvolvida pela FEE para abordar as três maiores ameaças ambientais, durante a próxima década: alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição ambiental.