Presidente da Câmara Municipal apela ao Primeiro Ministro para que os Bombeiros tenham prioridade na vacinação COVID-19.
Luís Antunes entende que vacinação dos Bombeiros deve ser antecipada.
publicado a 22 de janeiro de 2021

Depois de vários contactos, o Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, manifestou ontem a sua preocupação ao Primeiro Ministro, António Costa, relativamente à necessidade de antecipar a vacinação dos Bombeiros.

Na missiva remetida ao Primeiro Ministro, Luís Antunes, alerta para “que estes cidadãos e cidadãs, na sua maioria voluntários, desempenham um papel fundamental na estrutura de socorro, estando na “linha da frente”, tendo contacto – em espaços confinados, nomeadamente nas células sanitárias das ambulâncias e durante períodos prolongados – com doentes infetados ou suspeitos de infeção por COVID-19.”

O Autarca referiu ainda que “pela importância do trabalho que realizam e o acréscimo de risco gerado pelo aumento de casos, devem ser integrados no grupo prioritário de vacinação em curso, para que possam continuar a garantir – com a máxima segurança e tranquilidade - a necessária resposta às populações, não só na emergência pré-hospitalar, mas, também em outro tipo de ocorrências como incêndios rurais, industriais e urbanos, acidentes rodoviários e outras ocorrências.”

De referir que esta comunicação do Autarca da Lousã seguiu também para o Coordenação da Task Force para o Plano de vacinação contra a COVID-19, Francisco Ramos.