Programa ClimAgir celebrou o Dia da Floresta Autoctone na Lousã
Iniciativa contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, tendo, também, sido hasteada a Bandeira ECO ESCOLAS na Escola Básica N.1 da Lousã.
publicado a 23 de novembro de 2018

Durante toda a semana, as escolas do concelho receberam de atividades do projeto “ClimAgir” nas Escolas do Concelho, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC), no âmbito do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

Hoje, Dia Mundial da Floresta Autóctone, uma comitiva de entidades, com destaque para o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, visitou a EB n.º1, uma das escolas do Agrupamento galardoada pelas suas boas práticas de educação ambiental para a sustentabilidade. Juntos, crianças, jovens e comitiva plantaram no Parque Urbano da Lousã cerca de 25 sobreiros, trabalho que foi continuado pela comunidade escolar pela tarde, dentro do espaço escolar.

À semelhança dos anos anteriores, também a Oficina de Segurança celebrou este dia e o aniversário da mascote “Zé Carumas”, com diversas iniciativas que visam a sensibilização da população escolar para a importância dos recursos naturais autóctones, realçando aspetos relativos às árvores, arbustos e animais existentes na região e os cuidados a ter na sua preservação.

Neste âmbito, turmas do jardim de infância da EB1 de Santa Rita foram desafiadas a percorrer um caminho florestal, a elaborar um painel com elementos da Serra da Lousã e uma prenda de natal de rolhas de cortiça. Por fim, cantaram os Parabéns ao “Zé Carumas”, mascote que hoje conheceu a sua colega “Bolotas”, da CIM RC.