Programa Crescer Feliz na Escola – Meditar e Relaxar para Concentrar em 2019
publicado a 31 de março de 2020

No âmbito do Plano Intermunicipal de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo, o “Programa Crescer Feliz na Escola – Meditar e Relaxar para Concentrar” é desenvolvido pela professora Priscilla Pegas, membro da Equipa Multidisciplinar do Município da Lousã, e promoveu diversas iniciativas ao longo do ano de 2019.

No 1º semestre, orientou 119 sessões com 260 alunos do 1º, 2º e 3º CEB nas escolas da Lousã; dinamizou 4 sessões pais e filhos nos jardins de infância com 73 participantes; criou ações de capacitação com 49 assistentes operacionais e monitores; e sensibilizou professores e educadores na Semana da Saúde.

No 2º semestre, acompanhou 224 alunos do 1º CEB ao longo de 103 sessões semanais nas escolas; despertou interesse em 81 inscritos de 30 famílias diferentes para a sessão pais e filhos na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, que decorreu com 44 presentes; e ainda dinamizou um workshop com 15 assistentes operacionais no âmbito das jornadas para pessoal não-docente.

O modelo do Programa desenvolve atividades estruturadas através da educação e expressão emocional, do treino da atenção e da concentração, da busca do autoconhecimento para que a criança/jovem encontre equilíbrio e consciência de si e do outro. Com alunos, professores/educadores, pessoal não-docente, e pais, mães e encarregados(as) de educação, criamos meios e espaços de aprendizagem para se desenvolver responsabilidade e integridade, respeitando-se a si mesmo e aos outros; excelência e exigência dentro daquilo em que se tem competências e apetência;  curiosidade, reflexão e inovação com o vazio para a criação do novo; cidadania, sustentabilidade e participação para haver tolerância, cumprimento dos direitos humanos e sustentabilidade ambiental e da vida; e liberdade e auto-conhecimento para ser quem se é, sem esquecer o equilíbrio social.

Mais do que um Programa baseado na Meditação, no Mindfulness e em práticas de equilíbrio entre mente e corpo, “ser” e “fazer”, o Crescer Feliz na Escola procura colaborar com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Pretendemos continuar a intervir na educação emocional do ser humano e na consciência que tem de si próprio e do que o rodeia para garantirmos um desenvolvimento educacional consistente e consciente, conforme a meta 4.7 sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).

A Equipa Multidisciplinar é cofinanciada pelo CENTRO 2020, Quadro Portugal 2020 e tem o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra através do projeto Realiza-te.