Programa de Educação Parental teve início na Lousã
Iniciativa no âmbito do projeto “Realiza-te”
publicado a 15 de maio de 2019

No dia 10 de maio, a Câmara Municipal da Lousã promoveu a primeira sessão do programa de Educação Parental que se irá desenvolver no Concelho.

Esta sessão, intitulada "Como melhor educar para o sucesso no séc. XXI”, foi dinamizada pelo Professor Jorge Rio Cardoso e contou também com uma sessão de apresentação do programa que é dirigido aos pais e encarregados de educação, com o objetivo de melhorar o sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo de ensino básico, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade.

O programa pretende ajudar a compreender as necessidades dos pais e encarregados de educação e dos filhos, a importância de assumir uma intervenção precoce nos fatores de risco e nos comportamentos inadequados e reforçar a relevância de promover uma relação eficiente entre a escola e a família tendo como objetivo potenciar o sucesso escolar da criança.

Esta iniciativa vai decorrer ao longo de 7 sessões, de duas horas cada, com frequência semanal, dinamizadas por dois técnicos com formação nesta área, uma assistente social, um representante da Câmara Municipal da Lousã e um representante do Agrupamento de Escolas da Lousã.

As sessões decorrem às sextas-feiras, das 18h às 20h, no auditório da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro e contemplam, também, o serviço de acompanhamento das crianças, com a participação de técnicas operacionais que também receberam formação em Educação Parental.

O programa é cofinanciado pelo Centro 2020, Quadro Portugal 2020 e tem o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, através do projeto “Realiza-te”.