Portal Institucional

Programa “Primeiros Passos” já apoiou mais de 300 famílias e grávidas na Lousã
Iniciativa municipal representa um investimento de 74 mil euros e foi distinguida com o Prémio Excelência Autárquica na área Social
publicado a 17 de Setembro de 2025

Desde a sua criação, em 2021, o Programa Municipal de Apoio à Natalidade e Adoção – “Primeiros Passos” já apoiou mais de 300 famílias e grávidas da Lousã, representando um investimento de cerca de 74 mil euros em apoios financeiros, a que acrescem recursos humanos e atividades de promoção da parentalidade positiva.

O programa, criado pela Câmara Municipal da Lousã, tem como objetivo apoiar a natalidade e a adoção, sensibilizando para a igualdade de oportunidades e para a promoção e proteção dos Direitos das Crianças. Destina-se a grávidas (a partir das 28 semanas), progenitores, adotantes ou pessoas a quem a criança tenha sido confiada, bebés até 12 meses e crianças adotadas até aos 36 meses, permitindo o acesso a serviços gratuitos e apoios financeiros para a aquisição de produtos de puericultura e bens essenciais no comércio local.

A iniciativa é composta por duas fases:

  • Fase I – Grávidas, que inclui sessões pré-natais de preparação para o parto, hidroginástica, atividade física e apoio psicológico;
  • Fase II – Bebés/progenitores ou adotantes, com apoios financeiros, atribuição de kits bebé, natação gratuita para bebés durante 6 meses, música para pais e bebés, sessões de leitura, relaxamento e motricidade, educação parental e acompanhamento psicológico.

Até agosto de 2025, o programa recebeu 311 pedidos. Destacam-se a participação de 280 mães em aulas de preparação para o parto (50 das quais residentes fora do concelho, mediante pagamento), o apoio financeiro concedido a 244 famílias e a entrega de cerca de 200 kits bebé — incluindo 20 entregues ontem, dia 16 de setembro. Em média, 35 bebés frequentam anualmente a natação gratuita e 15 mães participam em hidroginástica ou ginástica no período pós-parto. Desde 2024, 14 mães beneficiaram de sessões de apoio psicológico, e registou-se também maior adesão às consultas de amamentação em parceria com a UCC Arouce.

A Câmara Municipal sublinha que a crescente adesão a todas as atividades demonstra a relevância do “Primeiros Passos” para as famílias. A importância da iniciativa foi reconhecida nacionalmente em setembro de 2024, com a atribuição do Prémio Excelência Autárquica na área Social.

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.