A candidatura “Radar Social” submetida pelo município da Lousã no âmbito da Componente C03 – Respostas Sociais, investimento RE-C03-i01 - Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)foi aprovada.
O investimento de 169.302,59€ tem um financiamento a 100% do PRR. Trata-se de um programa para criação de uma equipa de identificação e acompanhamento de pessoas que estão em situação mais vulnerável, sejam pessoas idosas ou pessoas com deficiência, tendo o intuito de encontrar respostas personalizadas e adequadas a cada situação.
O projeto está dividido em duas fases, arrancando com a atualização do diagnóstico social e com a elaboração do plano de desenvolvimento social e do plano de ação, os quais vão incluir as atividades a desenvolver, com metas e respetivos indicadores. Será ainda realizado o mapeamento dos recursos, locais e regionais, para garantir maior eficácia das respostas e melhor coordenação das intervenções.
Na segunda fase vai proceder-se à georreferenciação social de âmbito municipal, que identifique pessoas, famílias de grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou risco de pobreza e exclusão, colocando, depois, em prática o plano de ação que deve assegurar o encaminhamento dos casos referenciados para a rede dos serviços de atendimento e acompanhamento social. Este projeto vai prolongar-se até março de 2026.