O Município da Lousã tem em curso diversas ações no âmbito do Projeto “Condomínio de Aldeias – Programa de Apoio às Aldeias Localizadas em Território de Floresta”, em diversas aldeias da Serra da Lousã.
Este projeto, que significa um investimento de 49 971,58€, financiado pelo Fundo Ambiental, terá execução física nas Aldeias do Vaqueirinho, Talasnal, Catarredor e Casal Novo.
Na aldeia do Vaqueirinho, será implementada uma faixa de 100 metros em torno da Aldeia, através da gestão de combustíveis. Já nas aldeias do Talasnal e Catarredor, serão intervencionados muros, tendo como objetivo a estabilização de socalcos, sendo que no acesso ao Talasnal está, também, em curso uma ação de controlo de espécies invasoras, estando prevista a plantação de cerca de 300 castanheiros.
Serão também efetuados trabalhos em sistemas de drenagem e pontos de água no Talasnal e Casal Novo, com intervenções nos tanques existentes.
O “Condomínio de Aldeia” apresenta-se, assim, como um projeto piloto, num programa de proteção aos aglomerados localizadas na interface urbano-florestal, através de ações de gestão, ordenamento e reconversão florestal para outros usos, de modo a maximizar a resiliência da população e a eficácia e eficiência da ação concertada, quer para a defesa contra incêndios rurais, quer para a proteção de pessoas e bens.
De referir que, no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), serão promovidos brevemente diversos trabalhos de implementação/renovação das faixas de gestão de combustível no espaço florestal do Concelho, nomeadamente na Serra da Lousã.