Projeto de mitigação das alterações climáticas em curso
Autarquia irá realizar 3 furos de captação de água para rega e plantar 117 árvores
publicado a 12 de abril de 2023

A Câmara Municipal da Lousã tem em curso uma empreitada que inclui a plantação de 117 árvores de folha caduca e de folha persistente e 50 arbustos, com vista a aumentar o conforto microclimático, visual e acústico dos espaços exteriores do Estádio José Pinto de Aguiar e do Complexo Desportivo das Gândaras, tal como em algumas zonas do Parque Urbano.

Os exemplares identificados para plantação são espécies já existentes no concelho e encontram-se bem-adaptadas às condições edafo-climáticas locais, sendo que algumas são características da Serra da Lousã, com nulos ou baixos efeitos alergizantes.

Nos dois equipamentos desportivos serão também beneficiados os sistemas de rega, através da implementação de soluções de recurso a outras origens que não a rede pública de abastecimento, nomeadamente a realização de furos subterrâneos.

No Parque Urbano, onde também será realizado um furo de captação de água para rega, será ainda instalado um parque infantil e uma estação de street workout, promovendo o uso dos espaços verdes, através de seleção de soluções construtivas e materiais não poluentes, recicláveis e de durabilidade comprovada e a criação de ilhas-sombra.

Este projeto é uma iniciativa financiada como parte da resposta da União Europeia à pandemia de COVID-19, com financiamento REACT-EU, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, tendo como objetivo o Apoio à Transição Climática, com um montante de investimento e apoio de 74.672,50 €.