O Ecocentro Municipal da Lousã, após 4 meses de funcionamento, recebeu e encaminhou mais de setenta toneladas de resíduos diversos, como resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), “monos/monstros”, madeiras, resíduos de construção e demolição, papel, cartão, ferro, têxteis entre outros.
Este equipamento, instalado na Zona Empresarial do Alto do Padrão, é um local onde os munícipes podem depositar gratuitamente os resíduos que, pelas características e/ou dimensões, não podem ser depositados nos contentores de lixo ou ecopontos disponíveis na via pública.
Durante estes primeiros 4 meses de funcionamento, foram rececionados, selecionados e encaminhados 19040kg de monos/monstros, sendo de destacar o complemento efetuado entre este equipamento e o serviço gratuito de recolha destes resíduos disponibilizado pela Autarquia.
De destacar que, especificamente neste tipo de resíduos e devido ao trabalho de seleção efetuado, foi possível registar uma diminuição de monos/monstros depositados em aterro de cerca de 64 toneladas quando comparado com o ano de 2021 (2021:86 toneladas | 2022: 22 toneladas – diminuição na ordem dos 74%).
Do Ecocentro foram encaminhados, também, para reciclagem 5469 Kg de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE).
Com um potencial médio de reciclagem de mais de 80%, os REEE representam uma fonte extraordinária de recursos, contendo não apenas plásticos e metais ferrosos, mas, também, outro tipo de metais.
Registou-se, ainda, o depósito e encaminhamento de 20230kg de madeira, que foram encaminhados para transformação em aglomerado.
Já relativamente aos resíduos de construção e demolição, foram encaminhados 16180kg.
Foram ainda encaminhados 10640kg de têxteis, plástico, metal, papel, cartão e “monstros metálicos”.
No Ecocentro, para além dos resíduos já referidos, poderá ser depositado vidro, resíduos metálicos (vulgo sucatas), resíduos verdes, entulhos, pilhas/baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus, óleos alimentares usados e óleos minerais.
O Ecocentro Municipal da Lousã, um importante equipamento ambiental, que funciona de terça a sexta-feira, das 10h30 às 12h30 e das 14h às 19h e aos sábados das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.
Este equipamento foi cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo de Coesão, enquadrado no Eixo III - Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos,