Regadio Tradicional da Ribeira de São João vai ser reabilitado e modernizado
Concurso já foi publicado em Diário da República e tem um valor base de 182 416€
publicado a 24 de agosto de 2018

A Câmara Municipal da Lousã irá promover a reabilitação e modernização do Regadio Tradicional da Ribeira de São João, tendo já sido publicado – no dia 20 de agosto - o respetivo anúncio em Diário da República.

Esta intervenção – que se insere no Programa Nacional de Regadios, lançado pelo Governo – tem um valor base de 182 416€, sendo comparticipada a 100% pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 e terá um prazo de execução de 90 dias.

De referir que a candidatura, efetuada com o apoio da Associação de Agricultores do Regadio da Ribeira de São João, tem como objetivo apoiar e valorizar a agricultura familiar, modernizando a produção e o uso eficiente da água e contempla diversas ações como, por exemplo, a reconstrução de zonas danificadas, beneficiação de represa e a instalação de contadores volumétricos ao longo do regadio, entre outras.

Esta candidatura pretende ainda revitalizar um regadio histórico, sendo mais uma importante medida para o desenvolvimento sustentável do Concelho, facto que tem sido reconhecido nomeadamente com a obtenção do 3.º lugar a nível nacional do galardão ECO XXI que premeia as melhores praticas ambientais.

A nível nacional foram apoiadas pelo Programa Nacional de Regadios, 59 candidaturas de 32 concelhos e de oito distritos, num investimento global de 6,35 milhões de euros.