Reunião do Executivo Municipal – Aprovado Voto de Pesar e Voto de Reconhecimento
Voto de pesar pelo falecimento de Joaquim Manuel Correia Moniz e Voto de reconhecimento à Marcha da Vila da Lousã pela participação no desfile das Marchas de Lisboa aprovados por unanimidade.
publicado a 2 de julho de 2018

O Executivo Municipal, na reunião que teve lugar hoje, aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento de Joaquim Manuel Correia Moniz – que foi Presidente da Região de Turismo do Centro – e um voto de reconhecimento à Marcha da Vila da Lousã, pela brilhante participação no desfile das Marchas de Lisboa.
Joaquim Manuel Correia Moniz, foi Presidente da antiga Região de Turismo do Centro durante dois mandatos, entre 1986 e 1993, durante os quais se evidenciou pelo trabalho em prol do desenvolvimento do turismo na região e no país.

Durante a sua permanência na Região de Turismo do Centro manteve sempre uma relação de proximidade com a Câmara Municipal da Lousã, apoiando os eventos turísticos organizados pela autarquia, nomeadamente na 1.ª edição da Mostra de Artesanato da Lousã e da Feira do Mel e da Castanha e edições subsequentes.

Foi com ele enquanto Presidente da Região de Turismo que a Câmara Municipal iniciou a sua participação na Feira de Gastronomia de Santarém, com o Restaurante O Burgo (mais conhecido na época como Restaurante Azenha), também em representação da Região, começando assim a desenhar-se e a afirmar-se a notoriedade da Lousã e do próprio restaurante.

A 28 de outubro de 1992, por ocasião do XII Festival de Gastronomia de Santarém, o almoço do Dia da Região de Turismo do Centro foi organizado pela Região de Turismo e pela Autarquia, sendo servido pelo Burgo, tendo este sido um momento relevante de promoção do Concelho.

Foi a partir desta data que se iniciaram as participações da Câmara Municipal da Lousã também na Bolsa de Turismo de Lisboa.

No que respeita ao Voto de Reconhecimento à Marcha da Vila da Lousã pela participação – enquanto Marcha convidada - no desfile das Marchas de Santo António, em Lisboa, entende o Executivo que a qualidade, profissionalismo e brilhantismo demonstrado, assumiu-se como um momento muito relevante de promoção do Concelho, tendo assistido a este evento milhões de pessoas (ao vivo e através da transmissão televisiva).

Esta presença e atuação da Marcha da Vila da Lousã, assumiu-se, ainda, como uma excelente iniciativa de promoção das marchas do Concelho e do trabalho realizado pelas mesmas.