A Biblioteca Municipal Comendador Montenegro acolhe, no próximo dia 24 de janeiro, pelas 15h30, mais uma edição do Sábado Cultural, iniciativa integrada no Projeto de Promoção do Livro e da Leitura, promovido pela Câmara Municipal da Lousã.
Criado em 2010, o Sábado Cultural é já um momento de referência na agenda cultural do concelho, assumindo como principais objetivos premiar os leitores mais assíduos, nas categorias infantil, juvenil e adulto, bem como instituições, e dar a conhecer as obras mais requisitadas ao longo do ano de 2025 na Biblioteca Municipal.
O programa inclui ainda o lançamento do livro juvenil “Um adolescente muito à frente”, da autoria de Albertina Seco, professora de Português e professora bibliotecária, natural da Lousã. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a autora tem desenvolvido um percurso dedicado à promoção da leitura junto dos jovens, através de histórias inspiradas em vivências reais e ficcionadas, com forte componente educativa e formativa.
De acordo com a autora, é na escola e através dos livros que se constroem cidadãos mais conscientes, críticos e preparados para o futuro, uma visão que se reflete na sua obra literária, onde se incluem também os títulos “Os olhos azuis de M.H.” e “Um adolescente muito à frente”.
O Sábado Cultural contará igualmente com um momento musical, protagonizado pelo professor Carlos Sêco e pela turma do 2.º Ano H da Escola de Santa Rita, reforçando a ligação entre cultura, educação e comunidade.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal da Lousã, através da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Lousã, e insere-se na estratégia municipal de valorização da leitura, do livro e do acesso à cultura, promovendo hábitos de leitura e reconhecendo o papel fundamental dos leitores e das instituições educativas na construção de uma comunidade mais informada e participativa.