Segunda fase da intervenção de reabilitação e modernização do Regadio tradicional da Ribeira de São João em curso
Investimento será superior a 182 mil euros
publicado a 17 de setembro de 2019

Encontra-se em curso a segunda fase da empreitada de reabilitação e modernização do regadio tradicional da Ribeira de São João, promovida pela Câmara Municipal da Lousã e pela Associação Junta de Agricultores do Regadio da Ribeira de São João.

Esta infraestrutura tradicional centenária, que tem uma extensão de 3,7 kms e serve cerca de 164 regantes, apresentava um elevado estado de degradação, nomeadamente por envelhecimento das estruturas.

A intervenção, que terá um custo de 182 416€ e foi adjudicada à empresa Augusto Amado, será financiada a 100% pelo PDR 2020, através da Medida 8.1.4. – Melhoria dos Regadios Tradicionais e contempla a reabilitação e modernização da infraestrutura, dando-lhe condições adequadas para servir os regantes e melhorando a captação, a adução – através da reabilitação integral do canal - e a distribuição com a instalação de uma “boca” de rega para cada beneficiário.

Com este investimento, que era um objetivo e uma necessidade dos utilizadores, será também possível controlar os consumos e reduzir as percas de água num sistema que abrange cerca de 59,07 hectares de culturas.