Sessão de Esclarecimento “Oportunidades de Financiamento para a Reabilitação Urbana”
Iniciativa teve lugar ontem e contou com a participação de mais de meia centena de pessoas
publicado a 30 de janeiro de 2019

No âmbito do Programa Municipal “Lousã Reabilita”, decorreu, ontem, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, uma sessão de esclarecimento “Oportunidades de Financiamento para a Reabilitação Urbana” organizada pela Câmara Municipal da Lousã, em parceria com a FNWAY Consulting e a EXUMAS Consulting Group.

A sessão, destinada a proprietários de edifícios a reabilitar, gestores de condomínios, empresários e investidores, arquitetos e engenheiros, agentes imobiliários, técnicos de construção civil e outros interessados, contou com intervenções do Presidente da Câmara de Lousã, Luís Antunes, do Vereador responsável pelo Pelouro do Urbanismo, Ricardo Fernandes, da Chefe de Divisão de Urbanismo, Edite Veríssimo, do consultor da FNWAY, José Ribeiro e do consultor da EXUMAS, Ricardo Azevedo.

O Presidente da Câmara Municipal abriu a sessão salientando a importância da reabilitação urbana e o empenho do município neste processo, evidenciando alguns investimentos a realizar em breve pela Autarquia e também os incentivos ao investimento privado já aprovados pela Câmara Municipal.

Já a Chefe de Divisão de Urbanismo da Câmara Municipal da Lousã, Edite Veríssimo, procedeu à apresentação do quadro de benefícios e incentivos fiscais e financeiros disponibilizado pelo Programa Municipal “Lousã Reabilita”, para apoio à reabilitação do património edificado das Áreas de Reabilitação Urbana delimitadas no Concelho.

Nesta sessão foram ainda apresentadas as condições de acesso e de financiamento dos instrumentos financeiros de apoio a projetos de reabilitação urbana – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU2020) e o Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE).

No final da sessão teve lugar um momento de interação com o público presente, onde foram colocadas diversas questões e esclarecidas algumas dúvidas.