Voluntariado Ambiental – Mata do Sobral
Primeira iniciativa tem lugar no dia 15 de março.
publicado a 6 de março de 2020

No âmbito do projeto “Controlo/Erradicação de Flora Exótica Invasora para Conservação de Habitats e Espécies da Mata do Sobral” promovido pela Câmara Municipal da Lousã em parceria com a Junta de Freguesia de Serpins, vão ter início, no dia 15 de março, as ações de voluntariado ambiental.

Estas ações, que serão promovidas pela ACTIVAR, são direcionadas a comunidade e terão três tipos de intervenção, nomeadamente: descasque de acácias, arranque de hakeas e plantação de árvores autóctones, pretendendo-se revitalizar a flora de uma das áreas ardidas nos incêndios de 2017.

Estas ações decorrem com a colaboração do Grupo Informal “Reflorestar a Lousã com espécies nativas”.

A AESL – Associação Empresarial da Serra da Lousã, vai também desenvolver um conjunto de atividades de voluntariado, pretendendo envolver o tecido empresarial local e nacional.

Este projeto, que engloba também diversos trabalhos de silvicultura e um programa educativo, é financiado pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

09h25 – Ponto de encontro na Mata do Sobral (40°08’17.3”N 8°09’31.0”W)
09h30 - Início da caminhada, em direção ao local de plantação de árvores e arranque de invasoras (3 km)
10h45 - Pausa para lanche
11h00 - Início da atividade de plantação de árvores e/ou arranque de invasoras
12h30 – Regresso ao ponto de partida (caminhada com cerca de 3 km)
13h30 - Fim da atividade

- Inscrições: https://forms.gle/F9hURzVrAQZuAssr9
- Material necessário: Para este trabalho são necessários canivetes e luvas. A ACTIVAR disponibilizará material mas sugere que tragam canivetes e que os participantes reutilizem as próprias luvas.
- Mais informações: ACTIVAR 239996116, 1917251974, gestao@activar.org